domingo, 19 de abril de 2015

Folfirinox

Quando Matt foi diagnosticado com Pancan nosso mundo caiu. Tudo parecia escuro e nosso futuro parecia não existir. 

Sem tratamento ele teria de 3 a 6 meses de vida. Sim, o câncer de pâncreas é bem agressivo e sem tratamento pode tomar a vida em pouco tempo.

Felizmente Matt tem um plano de saúde pela empresa em que trabalha e por isso tudo é feito muito rápido,com muita eficiência em sem burocracia. Plpm. De 

Não que o NHS ( Sistema Público de Saúde daqui) não seja bom, muito pelo contrário, se tem uma coisa que o Reino Unido se orgulha é de como a saúde pública funciona bem aqui. É claro que existem problemas, mas comparado ao sistema de alguns países ele realmente é melhor, e tenho certeza que Matt estaria em boas mãos sendo tratado pelo NHS, mas como pode fazer pelo plano então vamos fazer né. 

Pelo plano então, conhecemos o Dr. Dhillon nosso queridíssimo oncologista e seu senso de humor desigual! Ele nos explicou que queria ser bem agressivo com o tratamento para o Matt porque ele aguentaria. 

Explicou também que ele teria alguns efeitos colaterais como formigamento nos dedos das mãos e na sola do pé, sensação de inchasso na garganta, sabor metálico na boca, mas que não perderia seu cabelo, o que acabou acontecendo um pouco, mas logo parou, quando diminuíram a dose da quimioterapia.

O que muita gente não sabe é que cada tipo de câncer é tratado com drogas específicas. Por exemplo o câncer de mama é tratado com drogas que afetam os dutos capilares, e por isso eles enfraquecem e secam, fazendo os cabelos caírem e assim que o tratamento termina o cabelo volta a crescer. 

No caso do câncer de pâncreas o tratamento mais forte é o Folfirinox seguido do Gemzar. Dr. Dhillon  junto com um time de especialistas, analisou o caso do Matt e resolveram pelo Folfirinox. 

FOLFIRINOX (oxaliplatinairinotecano5-FU e leucovorin) essa é a composição do folfirinox, não sei exatamente o que cada droga significa, procuro não me aprofundar muito porque sei que vou ficar mal, vou acabar falando pra ele e vamos acabar achando que o tratamento vai fazer mais mal do que bem. A única coisa que sabemos é que a oxiliplatina é feita de platina mesmo! Imagina o que não faz no teu corpo! 

Outra coisa que muita gente não sabe é a quantidade de pesquisas que os especialistas fazem todos os dias para chegar a cura do câncer e o nosso queridão dr. Dhillon além de oncologista também faz pesquisas. Ele sempre traz boas notícias sobre suas pesquisas e nos mostra a quantidade de tratamentos que Matt pode fazer. 

Se eu fico totalmente confiante no médico? Não, não fico. Eu confio em Deus! E acredito que Ele tem um propósito para nossa vida e foi ELE que colocou o Dr. Dhillon no nosso caminho.

Fácil não é, mas cada sessão é diferente e Matt reage diferente ao tratamento a cada sessão. Dessa vez, sessão 12 ele perdeu o apetite mais do que o tratamento anterior, por causa da virose e acabou perdendo ainda mais peso. Chegou a 63 kgs! 

Como contei aqui Matt teve uma melhora muito grande nas marcas de tumor no sangue depois daquela pausa que ele teve por 6 semanas. E seus números   continuram baixando. Dr. Dhillon está muito otimista e disse que se a próxima   tumografia mostrar que o câncer diminuiu ele vai sugerir mais algumas sessões de Folfirinox para depois decidir o que fazer. 

Então ao mesmo tempo que queremos que esta seja a última sessão, também não  queremos que seja porque se ele continuar sera por uma boa causa, por uma necessidade maior e que, se Deus quiser, valerá a pena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário