domingo, 8 de março de 2015

De mãe pra mãe: meu filho não come!

Essa semana minha amiga Liza do Long Story e Beth do My family e eu resolveram escrever sobre alimentacao infantil e a experiência delas com essa fase do: Não quero mamãe! Então eu resolvi contar um pouco da minha experiência com os meninos. 

Bom, com o Sebastian vocês já devem saber que pelo tamanho dele ainda não tive problemas. Ele ainda está  na fase do "come até pedra" e por ai vai, mas o Nathan... ah o Nathan é de fases!

Tem  época que ele decide comer de tudo e tem época que ele não quer nada!

Quando ele tinha 15 meses, mais ou menos, e comia de tudo, nós  fomos passar uns dias em um hotel, o The Knoll House, que é super childfriendly e tem um salão de jantar com brinquedoteca somente para as crianças, com direito a muito macarrão e pudins. 

É claro que, depois dos 4 dias que passamos lá ele ficou super "fussy" e não queria comer quase nada que eu dava, principalmente as frutas, até  que a comida ele não estava rejeitando, mas as frutas rejeitava todas!

Minha tática para isso foi cortar qualquer coisa doce dele. Parece maldade mas deu certo, deixei ele comendo comida normal, mas nao oferecia as frutas para ele e isso durou apenas 4 dias. No quinto dia eu me sentei com ele para tomarmos café da manhã e como de costume, fui comer minha fruta antes do pão e ele pediu um pedaço. Pronto! Problem solved!





Tem dias que ele fica chatinho e não quer comer muito mesmo, mas eu sou brava e começo a fazer sermão na cabeca dele, ai ai falo tanto que acho que ele come pra ver se eu calo minha boca de uma vez por todas! hahahahahaha

Enfim, nesses dois anos e meio do Nathan eu aprendi que:
  • o exemplo vem de casa: criança se espelha demais nos pais e nao adianta querer que teu filho coma bem se ele te ver comendo mal.
  • nao ceder as manhas: essa é bem facil na teoria, mas na prática  parece impossível! 
  • insistir quando estão doentes: ah ja ouvi tantas vezes mamães falando isso "ele comia bem, ai ficou doente e nunca mais comeu direito". Por isso eu insisto mesmo para que ele coma quando esta doente, faco comidinhas elaboradas, corto pão em formato de bichinhos, faço ovo em formato de coração, etc, etc, etc..
  • não esconder a comida: eu nunca fui de colocar alimentos que ele não gosta ou não aceita ou não experimentou mas não quer experimentar, escondido no meio da comida que ele gosta. Sempre tentei colocar a maior variedade de alimentos no prato dele para ele aprender o sabor de tudo e não ter medo. Se ele falar não eu deixo e tento de novo alguns dias ou semanas depois. Com a gente isso funciona muito bem.
  • ensinar os nomes certos dos alimentos: sempre fui bem clara com Nathan, explico os nomes dos alimentos, de onde vem, para que servem, que sabor tem, como a mamãe vai fazer e por ai vai...
  • brincar: nós tentamos sempre sentar e comer, sem fazer bagunça para que ele aprenda que sentar à mesa quer dizer sentar e comer e nao brincar, mas essa nem sempre funciona... Ele perde a paciência e logo quer descer, pois não consegue ficar sentado por muito tempo, então eu o deixo trazer alguns carrinhos para a mesa e assim vamos levando, se ele fica fussy eu digo que vou tirar um dos carrinhos da mesa e ele logo come mais uma colherada.. 
  • brincar 2: vamos comer junto com a mamãe? Vamos ver quem come mais rápido? Vamos ver quem manda a comida para a barriguinha mais rápido? Vamos ver quem termina toda a comida do prato para ganhar fruta? Ah eu ja terminei e ja vou comer fruta, e você? 



Não. Nem sempre funciona, mas não custa tentar. 

Espero que essas dicas ajudem alguem ai nesse mundão, e você, o que faz nesses casos? Ja passou por coisa parecida? O que voce fez/faz? 

Nessa última foto Nathan aparece comendo um espaguete de batata doce, que eu vou postar a receita em mum outro post. Aguardem! 






Se voce quer saber como foi a experiencia da Eliza clique neste link.
E se voce quiser saber da experiencia da Beth clique aqui.

Até  a próxima :-)


2 comentários:

  1. Ixi, aqui em casa tb temos dramas. Tem dias que come e outros que so belisca. Manu não gosta de legumes e se ve algo no prato tira tudo mas as vezes ela come brocolis.

    ResponderExcluir
  2. Drama sempre tem ne, a gente realmente tem que achar um jeito de fazê-los comer... Um dia eles vão agradecer.. Rs beijos

    ResponderExcluir